Início » WhatsApp Lança Recurso de Canais no Brasil, Prometendo Comunicação Eficiente e Privacidade.

Após um período de três meses desde o anúncio global, o novo recurso de canais do WhatsApp finalmente está disponível no Brasil, junto com mais 150 países. A funcionalidade permite aos usuários acessar mensagens específicas sobre grupos ou assuntos de forma rápida e direta.

O anúncio oficial foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg em um vídeo postado em seu canal. Ele enfatizou que a ferramenta manterá a privacidade dos usuários, ressaltando que “quando você reagir ou seguir um canal, isso não irá revelar seu número de telefone para ninguém mais.”

Os canais do WhatsApp servem como uma via direta de comunicação entre administradores e usuários, assemelhando-se a uma conversa privada em que são compartilhadas notícias e anúncios sobre um tema específico, dependendo de cada canal.

No entanto, essa “conversa” só permite que os usuários recebam mensagens, não podendo enviá-las. Funciona como uma ferramenta de comunicação em massa, com mensagens direcionadas a diversos participantes, permitindo-lhes visualizar o conteúdo ou reagir quando necessário.

Já uma função semelhante existe no Instagram, onde principalmente influenciadores utilizam canais para enviar mensagens sobre suas novidades para seus seguidores, como em uma conversa privada. No entanto, é importante destacar que essa funcionalidade é voltada apenas para avisos, não para interações.

Em breve, o WhatsApp permitirá a edição de mensagens por parte dos administradores dos canais, bem como a criação de um diretório com os principais canais, organizados por região ou área de interesse.

As atualizações anunciadas incluem:

1. Diretório Aprimorado: Os usuários podem encontrar canais filtrados automaticamente com base em seu país. Além disso, é possível ver canais novos, mais ativos e populares, classificados pelo número de seguidores.
  2. Reações: Os usuários podem dar feedback utilizando emojis e visualizar o número total de reações. A privacidade é mantida, pois os seguidores não veem como alguém reagiu.
  3. Edição: Em breve, os administradores poderão fazer alterações nas Atualizações por até 30 dias. Após esse período, as mensagens serão automaticamente excluídas dos servidores.
  4. Encaminhamento: Sempre que uma Atualização for encaminhada para uma conversa ou grupo, ela incluirá um link para o canal correspondente, permitindo que as pessoas descubram mais informações.

Embora tenha sido anunciado oficialmente em junho deste ano, o recurso estava inicialmente disponível apenas em alguns países, como Singapura e Colômbia. Em julho, chegou a mais oito países, e agora foi lançado em larga escala, abrangendo mais de 150 países, incluindo o Brasil.

A funcionalidade ainda não está disponível para todos, mas a empresa promete que nas próximas semanas estará acessível a todos os usuários. Quanto à criação de canais, no momento, ela está disponível apenas para parceiros, mas a empresa planeja liberá-la para todos os usuários nos próximos meses.