A Nintendo está apostando alto na reinvenção dos jogos 2D de Mario, seguindo o sucesso de Mario Odyssey e sua abordagem revolucionária aos jogos 3D. Em uma entrevista exclusiva no portal oficial da Nintendo, os desenvolvedores de Super Mario Bros. Wonder revelaram a extensão da liberdade criativa que tiveram ao criar este título inovador, incluindo um “amplo orçamento” e a liberdade de não se prender a prazos rígidos.
O produtor Takashi Tezuka compartilhou:
“Queríamos criar um jogo que oferecesse muito mais do que nunca, então, desta vez, não definimos um prazo fixo para o desenvolvimento, que normalmente é estabelecido antes de iniciarmos. Para criar algo verdadeiramente divertido, decidimos dedicar nosso tempo e um amplo orçamento ao desenvolvimento, sem a preocupação de cumprir um cronograma de produção. No início, tínhamos apenas um pequeno grupo trabalhando no desenvolvimento.”
Os desenvolvedores enfatizaram que esse orçamento generoso permitiu que eles se concentrassem na criação de visuais e animações de alta qualidade. Masanobu Sato, diretor de arte, explicou: “Como sabíamos que tínhamos um amplo orçamento para o desenvolvimento do jogo, não precisávamos nos preocupar com a quantidade de recursos que gastaríamos, nem mesmo nos menores detalhes.”
Apesar de o filme Super Mario Bros. ter sido uma produção notável, os desenvolvedores afirmaram que ele não teve influência direta no jogo, pois a equipe tinha conhecimento limitado sobre o filme.
Sato acrescentou: “Muitas vezes nos perguntam sobre a influência do filme no jogo, mas não recebemos informações sobre o conteúdo do filme durante o desenvolvimento. Acredito que [o produtor Takashi] Tezuka-san e o [compositor Koji] Kondo-san eram os únicos membros da equipe que tinham informações detalhadas.”
No entanto, embora não tenha sido diretamente influenciado pelo filme, o produtor estava ciente de que muitos jogadores experimentariam o jogo após assistir à animação, e eles queriam garantir que fosse uma experiência divertida para todos.
Takashi Tezuka explicou: “Durante o desenvolvimento, não sabíamos quando o filme seria lançado, mas tínhamos certeza de que algumas pessoas iriam jogar porque assistiram ao filme. É por isso que estávamos conscientes de criar um jogo que não os desapontasse. Portanto, para este jogo, dedicamos um orçamento e tempo consideráveis para criar os personagens com ainda mais cuidado, atenção e detalhes.”
Super Mario Bros. Wonder continua o modelo estabelecido por New Super Mario Bros., sendo um jogo 2D com modelos 3D. A equipe desafiou-se a tornar essa abordagem mais funcional e empolgante para os jogadores.
“New Super Mario Bros. foi o primeiro jogo 2D de Mario a usar modelos 3D. A adoção de modelos 3D foi uma mudança significativa em 2006, quando foi lançado. Além das mudanças visuais que incorporamos naquela época, queríamos implementar maneiras mais envolventes e funcionais de usar modelos 3D neste jogo de plataforma 2D. Portanto, no início do desenvolvimento, estabelecemos o objetivo de descobrir como isso poderia ser alcançado.”
O altamente aguardado Super Mario Bros. Wonder será lançado em 20 de outubro para Nintendo Switch, prometendo uma revolução nos jogos 2D da franquia.