A Sony reduziu sua previsão de faturamento anual devido ao crescimento abaixo do esperado nas vendas do PlayStation 5, bem como a uma queda de 26% na venda de jogos em suas plataformas.
No último trimestre, a Sony vendeu 2,4 milhões de unidades do PlayStation 5, um aumento de apenas 4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram vendidas 2,3 milhões de unidades. Apesar de ter atingido a marca de 21,7 milhões de unidades vendidas do PlayStation 5, o crescimento das vendas tem sido mais lento do que o previsto pela empresa para o ano de 2022.
A Sony mantém a previsão de vender 18 milhões de unidades do PlayStation 5 no ano fiscal de 2022, o que exigirá um aumento significativo nas vendas nos próximos trimestres.
Essa queda nas vendas tem impactado toda a indústria de jogos, que experimentou um boom de vendas durante o período de isolamento social, quando muitas pessoas passaram mais tempo jogando em seus consoles e, consequentemente, gastaram mais com jogos.
O ano de 2022 apresenta um cenário diferente, com o retorno ao trabalho presencial ou adotando um modelo híbrido, e as pessoas saindo mais de casa e dedicando menos tempo aos consoles.
A Sony não atribui apenas ao cenário de isolamento social a queda nas vendas, mas também à falta de lançamentos exclusivos durante o período.
Outras empresas do mercado de jogos também estão enfrentando desafios semelhantes. A Microsoft, por exemplo, divulgou em seu relatório financeiro mais recente uma diminuição de 11% nas vendas do Xbox no último trimestre.