A AMD pode ter acabado de dar uma pista sobre um grande avanço no mundo dos consoles com a possível inclusão de sua nova tecnologia de IA Upscaling no PlayStation 5 Pro, que pode chegar ainda este ano. Contudo, as notícias ficaram ainda mais empolgantes com as recentes informações compartilhadas pelo renomado insider e jornalista Tom Henderson, que trouxe à luz o que pode ser as especificações técnicas do aguardado PS5 Pro.
De acordo com Henderson, o PlayStation 5 Pro, codinome ‘Trinity’, está sendo desenvolvido com o objetivo de não apenas manter, mas também aprimorar a taxa de FPS em resolução 4K, além de introduzir um impressionante novo modo em 8K e aprimoramentos significativos em Ray Tracing.
A configuração supostamente inclui:
Uma renderização 45% mais rápida que o PS5 atual
Capacidade de Ray-tracing de 2-3x, chegando a 4x em alguns casos
Poderoso desempenho de 33.5 Teraflops
A tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) para upscaling e antialiasing
Suporte para resoluções de até 8K
Uma arquitetura customizada de machine learning
AI Accelerator, suportando 300 TOPS de computação de 8 bit / 67 TFLOPS de ponto flutuante de 16-bit
Além disso, Henderson revelou que a Sony já enviou devkits do PS5 Pro para estúdios first party em setembro de 2023 e para estúdios third party em janeiro deste ano, indicando que já existem jogos sendo desenvolvidos pensando nas capacidades do novo console.
Embora o plano seja lançar o PS5 Pro no final de 2024, essa data ainda pode sofrer alterações, especialmente considerando o recente anúncio da Sony de que não haverá grandes lançamentos first party este ano.
Opinião:
A evolução do PlayStation 5 Pro promete ser um marco na comunidade game. Porém temos um grande GAP nessa nova geração de consoles. São os games nesses quase 4 anos de consoles da nova geração ainda não temos uma gama de games que explore todo o poder da nova geração.
Então faço a pergunta para que um console tão potente se os games não estão conseguindo acompanhar toda essa evolução?