O portal GamesIndustry acaba de divulgar os números de vendas de jogos na Europa para o mês de agosto, com um destaque significativo: aproximadamente 10,7 milhões de jogos de editoras AAA encontraram novos lares no continente, conforme relatórios da GSD.
Esses números representam um notável aumento de 29% em comparação ao mesmo mês no ano anterior. Um feito ainda mais impressionante quando consideramos que o aguardado lançamento de agosto, Baldur’s Gate III, não está incluído nos dados, uma vez que a Larian Studios não faz parte da GSD.
Sem os dados de Baldur’s Gate III, o título mais vendido em agosto foi FIFA 23, da Electronic Arts. O jogo experimentou um grande aumento nas vendas, especialmente na versão para o Nintendo Switch. Enquanto isso, Grand Theft Auto V garantiu a segunda posição no ranking, com um aumento impressionante de 40% nas vendas em comparação a agosto de 2022, impulsionado principalmente por promoções no PlayStation 5.
Olhando para os jogos lançados exclusivamente em uma única plataforma, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom liderou a lista, seguido por Mario Kart 8: Deluxe. A Nintendo teve mais um mês sólido de vendas em toda a Europa.
Armored Core 6: Fires of Rubicon também teve um desempenho notável, ficando em quarto lugar, logo atrás de Hogwarts Legacy. O jogo da FromSoftware se destacou no Reino Unido, com vendas quase duas vezes maiores do que na Alemanha e três vezes maiores do que na França.
Como era de se esperar, o primeiro Red Dead Redemption marcou presença na 11ª posição. O jogo foi recentemente lançado no PS4 e Switch, sendo que a versão PS4 foi responsável por quase dois terços das vendas.
Aqui está o Top 10 de vendas na Europa em agosto de 2023 (incluindo versões físicas e digitais):
- FIFA 23 (EA)
- Grand Theft Auto 5 (Rockstar)
- Hogwarts Legacy (Warner Bros)
- Armored Core VI: Fires of Rubicon (Bandai Namco)
- Red Dead Redemption 2 (Rockstar)
- F1 23 (EA)
- Diablo 4 (Activision Blizzard)
- The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (Nintendo)
- Mario Kart 8: Deluxe (Nintendo)
- Grand Theft Auto Online (Rockstar)
- Red Dead Redemption (Rockstar)
- Assassin’s Creed Valhalla (Ubisoft)
- Mortal Kombat 11 (Warner Bros)
- Call of Duty: Modern Warfare 2 (Activision Blizzard)
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege (Ubisoft)
- Gran Turismo 7 (Sony)
- Forza Horizon 5 (Microsoft)
- Minecraft: Nintendo Switch Edition (Mojang)
- Star Wars Jedi: Survivor (EA)
- Pikmin 4 (Nintendo)
Em relação ao mercado de consoles, é importante observar que a GSD não rastreia todos os países (Alemanha e Reino Unido estão ausentes), mas em relação aos países monitorados, as vendas de hardware cresceram surpreendentes 67% em comparação a agosto do ano anterior.
Isso se deve em grande parte ao desempenho impressionante do PlayStation 5, que registrou um aumento nas vendas de 197% em relação ao mesmo mês do ano passado. Lembremos que houve escassez severa de estoque para o PS5 na Europa no ano passado.
Enquanto isso, o Nintendo Switch manteve um desempenho sólido, considerando sua idade, com um aumento de pouco menos de 1% nas vendas em comparação com agosto do ano anterior.
No entanto, a situação do Xbox Series S|X é preocupante, com vendas caindo quase 12% em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, as perspectivas para setembro são animadoras, com o lançamento do novo modelo do Xbox Series S e o aguardado lançamento de Starfield, que deve impulsionar as vendas.