A Nintendo segue firme em sua ofensiva contra Palworld, e a Pocketpair acaba de confirmar mais uma mudança no jogo para evitar maiores consequências legais. A partir da atualização v0.5.5, os jogadores não poderão mais planar pelo mapa usando Pals — agora será obrigatório o uso de asa-delta.
A alteração ocorre em meio ao processo judicial em andamento, movido pela Nintendo, que acusa o game de violar patentes da franquia Pokémon. No ano passado, a desenvolvedora já havia sido obrigada a remover a mecânica de invocação com esferas, alterando a entrada dos Pals para um surgimento estático ao lado do personagem.
“Lamentamos informar aos nossos jogadores que, com a implementação do Patch v0.5.5, precisamos fazer mais uma concessão”, declarou a Pocketpair em nota oficial. “Pals na equipe do jogador ainda fornecerão bônus passivos para o voo planado, mas será necessário ter uma asa-delta no inventário.”
A desenvolvedora também afirmou que está contestando judicialmente as alegações da Nintendo e tentando invalidar as patentes envolvidas. No entanto, diante do risco de ter que remover Palworld das lojas digitais, a equipe está optando por ajustes pontuais que permitam manter o jogo vivo e em desenvolvimento.
A situação de Palworld virou um verdadeiro campo minado legal. Por mais que a Nintendo tenha todo o direito de proteger suas propriedades, é difícil não perceber um certo exagero nas comparações. O problema é que cada vitória judicial da Nintendo pode abrir precedentes perigosos para a criatividade no mercado de games — principalmente entre os estúdios independentes. A decisão da Pocketpair de ceder para manter o jogo acessível é pragmática, mas deixa claro: a liberdade criativa tem um preço, e ele está sendo cobrado caro.
Deixe sua opinião a respeito e não deixe de ler as últimas notícias.
👉 Confira todas aqui