Início » Microsoft é multada em US$ 20 milhões por coletar dados de contas infantis no Xbox

A Microsoft foi multada em US$ 20 milhões pela FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) por violar o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA) ao coletar dados de contas infantis no Xbox sem o consentimento dos pais. A empresa também foi acusada de reter ilegalmente essas informações pessoais de crianças.

A FTC propôs uma ordem que exige que a Microsoft implemente medidas para reforçar as proteções de privacidade para usuários infantis do sistema Xbox. Isso inclui estender as proteções do COPPA para editores de jogos terceirizados com os quais a Microsoft compartilha dados de crianças.

A ordem também esclarece que avatares criados a partir da imagem de uma criança, assim como informações biométricas e de saúde, estão sujeitos às disposições do COPPA quando coletados junto com outros dados pessoais. No entanto, essa ordem precisa ser aprovada por um tribunal federal antes de entrar em vigor.

A Microsoft respondeu à multa afirmando seu compromisso de fornecer uma experiência segura em sua plataforma, especialmente para os jogadores mais jovens. A empresa reconheceu que não atendeu às expectativas dos clientes, comprometendo-se a cumprir a ordem e aprimorar suas medidas de segurança. A Microsoft reiterou seu compromisso com a segurança, privacidade e proteção da comunidade de jogadores.