Início » Microsoft Demite Mais 650 Funcionários de suas Equipes de Jogos, Já São Mais de 2.500 Demissões em 2024

Em janeiro deste ano, logo após a conclusão da aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft anunciou a demissão de 1.900 funcionários, afetando diversos estúdios da empresa, como a Activision Blizzard, ZeniMax e Xbox. Agora, em 12 de setembro de 2024, a empresa deu mais um passo nesse processo, demitindo 650 funcionários adicionais de suas equipes de jogos, conforme relatado pela IGN.

Embora as demissões não tenham resultado no cancelamento de jogos ou fechamento de estúdios, a Microsoft destacou que essas mudanças são parte de uma reestruturação pós-aquisição. A empresa afirmou que as demissões se concentraram principalmente em funções corporativas e de suporte, com o objetivo de organizar sua estrutura para garantir um crescimento sustentável no longo prazo.

Declaração da Microsoft Em um comunicado, a Microsoft ressaltou que o objetivo é minimizar interrupções e realinhar suas equipes para melhor apoiar seus estúdios e unidades de negócios:
“Nos últimos anos, nosso objetivo tem sido minimizar interrupções enquanto recebemos novas equipes e as capacitamos para fazer o melhor trabalho possível. Como parte do alinhamento da nossa estrutura de equipe pós-aquisição e da gestão dos nossos negócios, tomamos a decisão de despedir aproximadamente 650 cargos na Microsoft Gaming — em sua maioria, funções corporativas e de suporte — para organizar nossa empresa visando o sucesso a longo prazo.”

A empresa também demonstrou empatia em relação aos funcionários afetados, oferecendo pacotes de indenização, extensão de planos de saúde e serviços de recolocação, principalmente nos EUA. Fora do país, os pacotes variam conforme as legislações locais.

Impacto e Reflexão Essas demissões fazem parte de um ano turbulento para a Microsoft, que já demitiu mais de 2.500 pessoas desde o início de 2024. Apesar disso, a empresa garantiu que não houve impacto direto no desenvolvimento de jogos, dispositivos ou experiências, e que nenhum estúdio foi fechado.

Desafios e Futuro A Microsoft reconheceu que, embora as mudanças sejam desafiadoras, elas são necessárias para apoiar melhor as equipes de estúdios e garantir a continuidade de seus projetos de longo prazo.

Diante dessas transformações, a Microsoft continua a se reestruturar após suas grandes aquisições, buscando um caminho sustentável para o futuro de sua divisão de jogos. A expectativa agora é sobre como a empresa irá navegar por esse período de ajustes e manter sua posição de destaque na indústria dos games.