Início » Microsoft planeja lançar console portátil na próxima geração, semelhante ao Steam Deck

A Microsoft parece estar dando grandes passos para a próxima geração de consoles, incluindo o desenvolvimento de um dispositivo portátil. De acordo com informações do portal Windows Central, a empresa planeja seguir o modelo da geração atual, com o lançamento de dois consoles: um sucessor do Xbox Series X e um console portátil.

Embora os detalhes sobre o dispositivo portátil ainda sejam escassos, as fontes indicam que ele será semelhante ao Steam Deck da Valve, um dos maiores sucessos recentes no mercado de consoles portáteis. A previsão é que essa nova geração de consoles seja lançada em 2026, possivelmente coincidindo com o 25º aniversário do Xbox, em novembro daquele ano.

Foco no portátil

Segundo o Windows Central, a Microsoft está optando por não competir diretamente com o recém-anunciado PS5 Pro da Sony, preferindo concentrar esforços no desenvolvimento de novos hardwares para a próxima geração. Isso inclui o console tradicional, sucessor do Xbox Series X, e o primeiro console portátil da Microsoft.

“Em vez de competir com o PS5 Pro, o Xbox parece estar avançando com seu próximo conjunto de hardware, incluindo um console ao estilo do Xbox Series X e sua primeira incursão real no mercado de portáteis, com uma versão própria do Steam Deck”, disse a publicação.

Em março de 2024, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, expressou seu entusiasmo pela ideia de um portátil da marca. Segundo ele, para que o dispositivo faça sentido, é necessário oferecer algo único e diferente do que já existe no mercado.

A concorrência também está de olho

Além da Microsoft, a Sony também parece estar se movimentando no mercado de portáteis. Recentes vazamentos indicam que a AMD estaria trabalhando em dois processadores diferentes para o PlayStation 6, sugerindo que a empresa pode estar desenvolvendo um console portátil próprio.