Início » Microsoft Confirma o Encerramento do Projeto de Data Centers Submarinos Natick

Microsoft Confirma o Encerramento do Projeto de Data Centers Submarinos Natick

A Microsoft confirmou oficialmente o encerramento do Projeto Natick, sua iniciativa de data centers subaquáticos. O projeto, que começou em 2013, visava estudar a viabilidade de instalar data centers no fundo do mar para fornecer conectividade à internet de forma eficiente e sustentável.

História e Experimentos
O Projeto Natick realizou um experimento significativo em 2018 ao instalar um data center submerso no litoral da Escócia. Este módulo continha 855 servidores que operavam como parte da plataforma Microsoft Azure. Em 2020, os módulos foram retirados para análise, e a Microsoft avaliou o desempenho e a durabilidade dos servidores submersos.

Resultados e Lições Aprendidas
Noelle Walsh, chefe da divisão de computação em nuvem e inovação da Microsoft, afirmou que o projeto foi encerrado em definitivo após alguns anos sem atualizações. Apesar disso, o projeto não foi considerado um fracasso. A Microsoft observou o comportamento dos servidores submersos, destacando a durabilidade dos equipamentos: apenas seis unidades apresentaram danos ao longo do experimento, um número inferior ao dos servidores em terra firme.

A submersão proporcionou uma temperatura mais estável e o uso de gás nitrogênio no interior das cápsulas contribuiu para o bom funcionamento dos servidores. Esses insights serão aplicados para melhorar a confiabilidade e sustentabilidade dos data centers em terra firme.

Futuro da Pesquisa e Desenvolvimento
Apesar do fim do Projeto Natick, a Microsoft continuará a utilizar a plataforma como uma base de pesquisa para explorar, testar e validar novos conceitos relacionados à confiabilidade e sustentabilidade dos data centers. A empresa planeja investigar o uso de robôs para facilitar o transporte e manutenção dos servidores, sem substituir operadores humanos.

Comparação com Iniciativas Globais
Enquanto a Microsoft encerra seu projeto de data centers submarinos, a China continua com seu próprio projeto de servidores submersos, com atividades previstas até 2025. Isso demonstra um interesse contínuo em explorar alternativas inovadoras para a infraestrutura de data centers globalmente.

Considerações Finais
O encerramento do Projeto Natick marca o fim de uma fase experimental para a Microsoft, mas abre caminho para novas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para data centers. A experiência adquirida com os data centers submersos influenciará futuras inovações e melhorias na infraestrutura de computação em nuvem da empresa.

Para mais informações, consulte a fonte original: Data Centre Dynamics.