A geração atual de consoles trouxe algumas surpresas incríveis, mas também alguns dos maiores fracassos da história dos games. Seja por problemas técnicos, expectativas não atendidas ou decisões de design equivocadas, muitos desses lançamentos rapidamente se tornaram verdadeiros fardos para suas desenvolvedoras, trazendo prejuízos financeiros e até mesmo o fechamento de estúdios.
1. Concord
Investimento Estimado: Rumores de US$ 400 milhões de investimento
Motivo do Fracasso: Após um lançamento desastroso, “Concord” conquistou apenas 697 jogadores em seu pico no Steam. Com reações amplamente negativas e um fluxo de jogadores quase inexistente, a Sony rapidamente anunciou o fechamento dos servidores e o reembolso de todas as compras em apenas duas semanas após o lançamento. O investimento inicial, provavelmente elevado, não teve o retorno esperado, tornando “Concord” o maior flop da geração.
2. Skull and Bones
Investimento Estimado: US$ 120 milhões
Com constantes adiamentos e um desenvolvimento conturbado, o título da Ubisoft já era um candidato ao fracasso muito antes de seu lançamento. As críticas negativas e o baixo engajamento dos jogadores tornaram “Skull and Bones” um exemplo de investimento mal direcionado. A Ubisoft teria inclusive lançado o jogo por obrigações contratuais, após receber financiamento governamental.
3. Suicide Squad: Kill the Justice League
Investimento Estimado: Cerca de US$ 100 milhões
Após o sucesso da franquia Batman Arkham, a expectativa era alta para o novo jogo da Rocksteady. Porém, o modelo de serviço online (GAAS) e a estrutura de missões repetitivas afastaram rapidamente a maioria dos jogadores, marcando uma forte decepção. A base de jogadores caiu drasticamente, o que impactou até a qualidade dos conteúdos futuros.
4. Redfall
Investimento Estimado: Aproximadamente US$ 70 milhões
“Redfall” era um projeto ambicioso da Arkane, mas a execução deixou a desejar. Desde IA falha até um gameplay inconsistente, o jogo foi amplamente criticado, e mesmo estando disponível no Game Pass, não conseguiu atrair jogadores suficientes. A Arkane Austin, responsável pelo desenvolvimento, foi fechada após o fracasso.
5. Immortals of Aveum
Investimento Estimado: US$ 125 milhões
Apesar do conceito interessante de magia em um jogo FPS, “Immortals of Aveum” não conseguiu conquistar uma base sólida de jogadores. O jogo rapidamente entrou em serviços de assinatura e promoções, com a EA buscando formas de amenizar o prejuízo. A tentativa de introduzir uma nova fórmula no gênero falhou em agradar o público-alvo.
6. Saints Row (Reboot)
Investimento Estimado: Cerca de US$ 100 milhões
O reboot de “Saints Row” sofreu críticas por abandonar a essência da franquia e oferecer uma experiência que parecia mais limitada e antiquada. As vendas fracas e as críticas de jogadores leais e novos selaram o destino do estúdio responsável, que acabou fechado após o lançamento.
7. The Lord of the Rings: Gollum
Focado em um personagem inusitado, o jogo apresentou gráficos e gameplay abaixo do esperado. A reação foi tão negativa que a desenvolvedora Daedalic fechou sua divisão de jogos para se dedicar apenas à publicação, após o fracasso deste título que muitos fãs consideraram uma oportunidade desperdiçada na franquia.
8. Marvel’s Avengers
Investimento Estimado: US$ 170 milhões
Apesar de contar com os populares heróis do MCU, o título sofreu com missões repetitivas e uma estrutura de jogo pouco inspirada. A falta de diversidade nas missões e o desinteresse dos jogadores fizeram com que o título fosse considerado um grande prejuízo para a Crystal Dynamics.
9. Payday 3
Após dois sucessos, a expectativa para “Payday 3” era elevada, mas problemas técnicos e a falta de conteúdo marcaram o lançamento. Com uma base de jogadores muito menor do que seu antecessor, o título se esforça para se recuperar, mas até agora sem resultados significativos.
10. Babylon’s Fall
A ambição de “Babylon’s Fall” como um jogo de ação multiplayer não foi suficiente para atrair jogadores. Com uma recepção ruim, a Square Enix encerrou os servidores pouco tempo após o lançamento, encerrando qualquer chance de recuperação.