Após os impressionantes aumentos de 2020 e 2021 devido à pandemia, a indústria de jogos enfrentou uma redução de aproximadamente 5% no ano passado, à medida que os consumidores voltaram a se dedicar a outros interesses. No entanto, 2023 traz uma perspectiva de crescimento moderado, de acordo com o relatório da MIDiA Research 2023-2030, intitulado ‘Vida pós-pico’.
Embora as taxas de crescimento devam permanecer abaixo da inflação, a empresa de análise prevê um crescimento de um dígito ao longo da década. A expectativa é que o número de jogadores alcance 3,8 bilhões até 2030.
Para os desenvolvedores, a dica é considerar a adesão a ofertas de assinatura o quanto antes, especialmente para os pequenos e médios desenvolvedores. O relatório sugere que, à medida que mais títulos e desenvolvedores fazem parte de serviços de assinatura, o poder de negociação futuro para novos desenvolvedores provavelmente diminuirá. No entanto, jogos premium de nicho com bases de usuários leais e gastos significativos podem ser exceções e atrair ofertas de aquisição ou investimento.
Apesar do crescimento dos serviços de assinatura, as compras regulares de jogos ainda devem desempenhar um papel importante na indústria, com previsão de crescimento até 2030, embora em menor escala.