Na BGS 2024, tive a oportunidade de testar Dune: Awakening, o aguardado MMO de sobrevivência da Funcom, previsto para lançamento em 2025. O game promete ser um grande sucesso, posicionando-se como um título AAA ambientado no universo de Duna, e meu primeiro contato com o jogo foi bastante positivo.
Primeiros Passos no Deserto de Arrakis
O jogo começa de forma humilde: o jogador inicia a jornada com roupas básicas e uma faca, explorando uma caverna e depois um vasto deserto de Arrakis e enfrentando inimigos simples. Rapidamente, somos apresentados a alguns dos comandos básicos, como movimentação e combate corpo a corpo.
Após essa introdução, as coisas começaram a ficar mais interessantes. Foi me entregue um veículo, juntamente com um build mais avançado, contendo novos equipamentos e habilidades que permitiam uma exploração mais eficiente. Esse momento foi fundamental para entender o verdadeiro potencial do game. A dinâmica mudou completamente, oferecendo uma experiência mais profunda de exploração e combate.
Combate e Crafting Avançado
O combate em Dune: Awakening se destaca por sua fluidez e variedade. Tanto as armas brancas quanto as de fogo oferecem uma movimentação robusta, mostrando que o jogo está em um estágio avançado de desenvolvimento nesse aspecto. Além disso, o crafting desempenha um papel essencial na progressão do jogador.
O sistema de crafting é desbloqueado à medida que se sobe de nível, similar ao que vimos em Conan Exiles — outro título de sucesso da Funcom. Porém, em Dune, as opções de crafting são mais simplificadas no início. Durante minha jogatina, tive acesso a materiais como metais, pedras e plantas. As plantas eram usadas principalmente para fabricar roupas, enquanto os metais serviam para criar ferramentas. Quanto às pedras, ainda não pude testar a funcionalidade, mas suspeito que sejam usadas na construção de bases.
Falando nisso, o sistema de construção do jogo parece promissor. A construção de bases foi inspirada em Conan Exiles, mas com melhorias. Um dos desenvolvedores mencionou que será possível projetar estruturas inteiras usando hologramas, e outros membros do clã poderão finalizá-las com os materiais necessários. Isso promete tornar o processo de construção mais dinâmico e cooperativo, acelerando a criação de bases sem comprometer a imersão.
Outra inovação interessante é a possibilidade de craftar veículos terrestres e aéreos. O sistema de adaptação permite, por exemplo, construir um veículo e adicionar um banco extra para que outro jogador possa te acompanhar.
Sobrevivência em Arrakis
A sobrevivência é um dos pilares centrais de Dune: Awakening, e os desafios são semelhantes ao que encontramos em Conan Exiles. Caso morra, você perderá todos os seus itens e terá de recuperá-los — se conseguir. Se morrer novamente antes de pegar seu loot, ele estará perdido para sempre. Além disso, o jogador precisa lidar com os perigos ambientais, como o calor extremo, e gerenciar sua sede. Um detalhe curioso é que, se a água estiver em falta, você pode beber o sangue dos inimigos, mas isso trará consequências, como danos à saúde do personagem.
O ciclo de dia e noite do jogo adiciona mais uma camada de desafio. Durante o dia, há perigos terrestres, enquanto à noite, as ameaças chegam do céu, com naves trazendo novos inimigos. Embora a maior parte do mapa seja dedicada ao PvE, existem zonas de PvP onde os jogadores podem se enfrentar livremente — e o jogo avisa quando você está entrando em uma dessas áreas.
Perguntas ao Desenvolvedor
Conversei com um dos desenvolvedores presentes e fiz algumas perguntas sobre o futuro do jogo:
- Crossplay entre plataformas? Até o momento, isso não está nos planos da Funcom.
- Invasão de bases de outros jogadores? Eles não confirmaram nem negaram a possibilidade, mas indicaram que não estão interessados em incentivar essa prática, pelo menos por enquanto.
- DLCs pagas serão Pay-to-Win? Segundo o desenvolvedor, as DLCs seguirão o modelo de Conan Exiles, oferecendo apenas skins e itens cosméticos, sem impactar diretamente o desempenho dos jogadores.
Considerações Finais
Dune: Awakening mostrou-se uma promessa de grande peso no cenário dos MMOs de sobrevivência. O ambiente de Arrakis está sendo bem explorado, com sistemas de combate, crafting e sobrevivência já em estágios avançados de desenvolvimento. O foco no PvE, com zonas PvP específicas, e a ausência de DLCs que desequilibrem o jogo, devem agradar tanto fãs de Duna quanto os amantes de jogos de sobrevivência.
Com um lançamento previsto para 2025, o título da Funcom promete ser um marco para o gênero. Agora, só nos resta aguardar por mais detalhes e, claro, torcer para que a experiência completa seja tão boa quanto o que foi apresentado na BGS 2024.