Início » Montando um PC GAMER por R$4000 para Rodar GTA V no Ultra e Outros Jogos.

Montando um PC GAMER por R$4000 para Rodar GTA V no Ultra e Outros Jogos.

Introdução

No canal do youtube Fitech, recebi um pedido nos comentários para montar as configurações de um pc gamer no valor de 4mil reais que rode GTA V no Ultra.

Montar um computador capaz de rodar GTA V no ultra e lidar com os jogos mais recentes é uma tarefa que requer escolhas cuidadosas de hardware para garantir desempenho e eficiência. Neste artigo, vamos analisar as escolhas feitas para cada componente, considerando o equilíbrio entre preço e desempenho.

R$4.000,00 é um valor que nos da boas opções no momento atual.

Processador: Intel Core i5 12400F (R$ 849,99)

O i5 12400F é uma escolha sólida, oferecendo seis núcleos e doze threads, o que é essencial para multitarefas e jogos. Além disso, sua frequência de clock de 2.5GHz a 4.4GHz proporciona um desempenho impressionante. No momento que escrevo esse artigo os processadores Ryzen estavam com um preço um pouco elevado.

Placa-Mãe: ASROCK H610M (R$ 449,99)

A placa-mãe ASROCK H610M é uma opção econômica, porém eficiente. Suporta os componentes escolhidos e oferece conectividade adequada para periféricos e armazenamento. Como nosso maior investimento será na placa de vídeo, busquei uma placa mãe mais básica

Armazenamento: SSD Mancer Reaper 480GB (R$ 177,99)

Para garantir tempos de carregamento rápidos e um sistema ágil, escolhemos o SSD Mancer Reaper de 480GB. Ele oferece uma excelente relação custo-benefício, proporcionando velocidades de leitura e gravação que melhoram significativamente a experiência do usuário. Caso tenha a possibilidade de inteirar mais 100 reais e pegar um SSD de 1 tera, eu recomendo.

Fonte de Alimentação: MSI MAG A550BN 550w (R$ 264,99)

Uma fonte de alimentação confiável é crucial para garantir a estabilidade do sistema. A MSI MAG A550BN 550w oferece potência suficiente e eficiência energética, além de certificações que garantem proteção contra picos de energia. Busque fonte sempre com certificações para não ser surpreendido no futuro.

Memória RAM: 2 Rise Mode 8GB (Total R$ 239,98)

A memória Rise Mode 8GB tem um dos melhores custo beneficio no momento desse artigo, com duas teremos 16gb e com dual-channel. Mas no futuro é bom pensar em um upgrande com 2 memorias de 16gb para ter um total de 32gb

Placa de Vídeo: RTX 4060 (R$ 1.899,99)

A placa de vídeo será o hardware de maior valor no nosso pc gamer, pois ela vai proporcionar os Gráficos no Ultra e ainda rodar todos os jogos da atualidade. A RTX 4060 é uma placa de vídeo poderosa que suporta facilmente configurações ultra em jogos atuais, incluindo o GTA V. Suas capacidades de ray tracing e DLSS proporcionam uma experiência visual impressionante, além de ser a placa de vídeo de entrada mais atual do mercado.

Gabinete: Pichau HX300M (R$ 119,99)

O gabinete é uma questão de preferência estética, mas o Pichau HX300M oferece boa ventilação e espaço interno para acomodar os componentes escolhidos. Além disso, possui um design gamer atraente.

Conclusão

A configuração proposta, totalizando R$ 4.002,92, oferece um equilíbrio sólido entre desempenho e preço para rodar GTA V no ultra e enfrentar os jogos mais recentes. No entanto, sempre tenha em mente que o mercado de hardware é dinâmico, e é importante verificar as opções disponíveis no momento da compra para garantir o melhor custo-benefício possível.