Após o fechamento dos servidores de Concord por tempo indeterminado, uma das mais experientes profissionais da indústria de games, Laura Fryer, decidiu se manifestar sobre o fracasso do título da Firewalk Studios. Em uma análise surpreendente, Fryer não se concentrou nos problemas usuais do modelo de multiplayer como serviço, mas apontou para uma questão mais profunda: a cultura interna do estúdio.
Problema profundo na equipe de Concord
Laura Fryer, apesar de ser menos conhecida pelo grande público, tem uma carreira respeitável, com passagens pela Microsoft como produtora executiva em grandes projetos, como Gears of War e no desenvolvimento do primeiro Xbox. Através do seu canal no YouTube, Fryer detalhou o que acredita ser a raiz do fracasso de Concord: a cultura organizacional dentro da Firewalk Studios.
“Quando você falha de forma tão espetacular com problemas que eram fáceis de verificar com os consumidores, você tem um problema cultural. A Firewalk Studios ou tinha todas as informações necessárias e não se preocupou em consertar as coisas, ou nunca se perguntou se havia um problema”, afirmou Laura.
Segundo ela, ambas as situações são graves e indicam que o estúdio não promovia um ambiente de críticas construtivas. Os desenvolvedores aparentavam não estar abertos para feedbacks, seja dos colegas de equipe ou dos próprios jogadores. Esse tipo de ambiente, segundo Fryer, é resultado de uma má gestão, onde há excesso de confiança ou respeito exagerado pelas decisões da liderança.
Cultura de feedback e evolução dos games
“Você tem que trabalhar prestando atenção ao que está acontecendo ao seu redor porque os games evoluem. O que os jogadores gostam muda, e isso significa que você precisa de uma cultura dentro do estúdio que favoreça um ciclo de feedback saudável. Isso claramente não aconteceu com Concord“, comentou Fryer. Para ela, o principal erro foi a falta de abertura para críticas e a dificuldade de encarar os problemas durante o processo de desenvolvimento.
Laura ressaltou que o aprendizado é essencial para melhorar qualquer projeto, lembrando sua própria experiência no desenvolvimento de jogos como Gotham City Impostors. “Cada problema em um game é conhecido por alguém da equipe de desenvolvimento, pelo público ou por um jogador. Se você conseguir descobrir esses problemas e agir sobre eles, você fará um jogo melhor. É simples assim. A cultura de um estúdio é importante”, concluiu.
Fica agora a expectativa sobre o futuro de Concord e se a Firewalk Studios aprenderá com os erros que levaram ao fechamento inesperado dos servidores.