Início » Como foi a Retrocon 2024, quais foram os pontos positivos e negativos.

Como foi a Retrocon 2024, quais foram os pontos positivos e negativos.

Visitei a segunda edição da Retrocon, uma feira de games que aconteceu em São Paulo, e aqui estão minhas impressões:

Ambiente Familiar e Nostálgico

A Retrocon atingiu seu objetivo principal: resgatar a nostalgia das locadoras de videogames dos anos 90. O ambiente era acolhedor, repleto de pessoas que, como eu, lembram com carinho das horas pagas para jogar em um console. Ver pais apresentando clássicos como o Mega Drive para seus filhos foi um dos momentos mais marcantes. Esse tipo de interação é o que torna a feira tão especial.

Paraíso para Colecionadores de Games

Os estandes estavam bem equipados, oferecendo itens de colecionador e suporte detalhado sobre a originalidade dos consoles. Havia uma variedade impressionante de games físicos de gerações passadas. Os visitantes, em sua maioria, eram pessoas acima dos 30 anos, reforçando o caráter nostálgico da feira.

Diversão para Todas as Idades

Os visitantes podiam jogar em fliperamas, pinballs ou até mesmo se sentar em frente a TVs de tubo para reviver clássicos dos videogames antigos. Essa diversidade de atividades atraiu muitos colecionadores e entusiastas.
Além do espetacular campeonato de International superstar soccer com narração.

Oportunidades de Melhoria

Apesar dos pontos positivos, há espaço para melhorias:

1. Espaço Físico: O local já parece pequeno para o número de visitantes. Um espaço maior poderia acomodar melhor os estandes e proporcionar áreas adicionais para palestras.
  2. Organização na fila de entrada: Devido a quantidade de pessoas e o espaço ser um pouco pequeno acabou gerando uma certa dificuldades para as pessoas entrarem, pois como todo bom grande evento precisa identificar e as pessoas e revistar para ninguém entrar com objetos perigosos. Eram poucos seguranças fazendo revista e identificando as pessoas que estavam acessando, gerando uma certa demora.
  3. Acesso do Estacionamento: O estacionamento lotou obrigando a empresa responsável pelo espaço abrir vagas no ultimo andar, as pessoas que estacionaram na parte de cima, ao descerem, acabaram descendo depois da fila de entrada, obrigado os organizadores orientar essas pessoas a pegarem a fila, gerando um pequeno transtorno.
  4. Praça de alimentação: Com um espaço físico um pouco maior pode ter uma praça de alimentação maior com mais mesas e cadeiras para acomodar o publico.

Conclusão: Um Evento que Conquista Corações

A Retrocon é uma feira que proporciona diversão e nostalgia, especialmente para a geração mais velha. Com algumas melhorias, ela pode se tornar um evento ainda mais completo e atraente. A experiência de ver um pai explicar para seu filho de 7 anos sobre os jogos de sua infância encapsula perfeitamente o espírito da Retrocon. Isso mostra como o cenário retro é importante e que tem que ter espaço em todos os eventos games dês dos menores aos maiores.

Tenho a oportunidade de acompanhar as redes sociais dos organizadores e acredito que essa pontos negativos já estão sendo analisados para não acontecer no próximo.

Estou ansioso para ver como a feira evoluirá nas próximas edições.