Início » Análise: Samsung Odyssey G7 240Hz: Um monitor caro, mas vale a pena?

Análise: Samsung Odyssey G7 240Hz: Um monitor caro, mas vale a pena?

O Samsung Odyssey G7 240Hz é um dos monitores mais caros que tive a oportunidade de testar, mas será que ele justifica o preço?

O design e construção do Odyssey G7 são de alta qualidade, mesmo sendo feito principalmente de plástico. Sua aparência é simples, porém bonita, com destaque para sua curvatura acentuada, uma das mais pronunciadas no mercado para seu tamanho. As bordas de plástico são finas e discretas, assim como a iluminação RGB na parte inferior, que passa despercebida em ambientes muito claros. O destaque de iluminação está na parte traseira, onde há um arco de RGB. Esse recurso pode ser interessante em ambientes escuros, proporcionando um efeito agradável para os jogadores. No entanto, a Samsung ainda não entendeu completamente a preferência dos gamers por iluminação extravagante.

O suporte em forma de ‘V’ é grande e pode ser um problema em mesas pequenas, mas é útil, oferecendo um organizador de cabos embutido e um apoio retrátil para headsets na parte traseira. Além disso, o suporte permite excelentes ajustes para a tela, inclusive modo retrato. O monitor também possui um botão no formato de joystick na parte inferior da tela, seguindo o estilo dos outros monitores da linha Odyssey.

Em relação às conexões, o G7 possui 3 opções de vídeo (2 DisplayPort 1.4 e 1 HDMI 2.0). Ao usar a conexão HDMI, a taxa de atualização fica limitada a 144Hz em 8 bits, enquanto nos DisplayPorts é possível atingir a capacidade máxima de 240Hz em 10 bits. Além disso, o monitor possui uma saída de áudio e duas portas USB, todas localizadas na parte traseira. A Samsung também inclui um cabo DisplayPort na caixa, o que foge da tradição de muitas empresas de monitores.

O painel de 240Hz do Odyssey G7 oferece cores magníficas, contraste e brilho mesmo com o HDR desabilitado. Além disso, a tela é antirreflexo, eliminando a interferência de luz durante os jogos. A maior vantagem está na velocidade, com um atraso de 1ms, 240Hz de taxa de atualização, resolução de 2K e suporte às tecnologias FreeSync e G-Sync. A curvatura de 1000R é uma das maiores disponíveis no mercado para esse tamanho de tela. Quanto ao HDR, ele não é tão impressionante quanto o de uma TV com tecnologia HDR, podendo ser considerado apenas mediano.

No entanto, o Odyssey G7 também apresenta algumas fraquezas. Apesar da propaganda da Samsung sobre o painel ser QLED, na verdade é um painel VA. Embora o ângulo de visão seja bom para um painel VA, ele não supera os painéis IPS. Também é perceptível a ocorrência de pequenos vazamentos de luz na parte inferior em cenas escuras, embora isso seja pouco perceptível e só seja notado pelos usuários mais críticos.

Em conclusão, o monitor Odyssey G7 é perfeito para pro players que buscam velocidade e ângulo de visão. Ele também atende às expectativas dos entusiastas de games, oferecendo alta resolução gráfica, tecnologia unificada de G-Sync e FreeSync, além da imersão proporcionada pela curvatura. No entanto, para aproveitar totalmente esses recursos, é necessário um computador potente, o que pode ser um desafio devido aos altos preços dos componentes no Brasil. A resolução 2K em um monitor de 27 polegadas também é atraente para uso profissional, permitindo dividir a tela e proporcionando conforto. Os usuários de consoles de nova geração, como o Xbox Series S e o PS5, também podem aproveitar o poder do Odyssey G7, embora estejam limitados a taxas de atualização de até 120Hz devido à incompatibilidade com o DisplayPort.

No momento, o monitor está custando entre R$ 3.500,00 e R$ 4.000,00. É um valor um pouco elevado, e acredito que seria mais justo se estivesse na faixa de R$ 3.000,00 a R$ 3.200,00. No entanto, isso pode variar de acordo com as preferências e poder financeiro de cada pessoa.