O lançamento de Palworld gerou especulações sobre um possível processo da Nintendo, com muitos acreditando que o motivo seria a semelhança das criaturas com os famosos Pokémon. No entanto, o processo judicial chegou esta semana, mas por um motivo diferente do esperado.
A ação movida pela Nintendo contra a Pocketpair, desenvolvedora de Palworld, foca em “violação de direitos de patente”. Embora a patente exata não tenha sido divulgada publicamente, rumores apontam para as icônicas Pokébolas como o cerne da disputa.
Segundo o advogado japonês especializado em patentes, Kiyoshi Kurihara, a Nintendo e a The Pokémon Company detêm uma patente crucial sobre a mecânica de mirar e arremessar um item, no caso, a Pokébola, com a intenção de capturar criaturas.
Em Palworld, a mecânica de captura segue um conceito semelhante: o jogador arremessa uma esfera em direção aos inimigos para capturá-los, o que, de acordo com Kurihara, infringe diretamente a patente da Nintendo.
“A patente é muito forte. Seria difícil evitar uma infração se você quiser fazer um jogo similar a Pokémon, e é fácil infringir se não houver o devido cuidado”, afirmou o advogado.
Agora, resta aguardar os próximos passos do processo. Especialistas acreditam que as chances de vitória da Pocketpair são mínimas, já que a Nintendo tem um histórico sólido em casos de violação de patentes no Japão. Além disso, as patentes da gigante dos games parecem ter sido violadas de maneira clara neste caso.
Embora outras empresas já tenham utilizado mecânicas parecidas, analistas apontam que Palworld “se destacou demais”, atraindo a atenção indesejada da Nintendo. A recente parceria do estúdio com a Sony para expandir a franquia também pode ter contribuído para a ação judicial.