Início » Roblox Domina o Mundo dos Games, Mas Enfrenta dificuldades financeiras

Roblox Domina o Mundo dos Games, Mas Enfrenta dificuldades financeiras

A Roblox, uma das maiores plataformas de jogos do mundo, tem números impressionantes que refletem seu sucesso e alcance global. Com mais de 80 milhões de usuários ativos diariamente, seus jogadores passam aproximadamente 6 bilhões de horas por mês imersos em seus mundos virtuais. No total, a plataforma conta com 380 milhões de usuários ativos mensais, consolidando-se como a maior força na indústria gamer.

Para colocar esses números em perspectiva:

• A Roblox tem o dobro de usuários do que o Steam, a principal plataforma de jogos para PC.
  • Três vezes mais jogadores do que o PlayStation, da Sony.
  • Cinco vezes mais pessoas do que aquelas que compraram um Xbox na última década.
  • Cinco vezes mais jogadores mensais do que o Minecraft e 2,25 vezes mais do que o Fortnite.
  • E mais usuários ativos mensais em dispositivos iOS/Android do que qualquer outro jogo.

Apesar desse crescimento meteórico, a lucratividade da Roblox deixa a desejar. Nos últimos doze meses, a empresa teve um custo médio de US$138 para cada US$100 em receitas. Essa dificuldade em alcançar a lucratividade se deve, em parte, aos custos elevados que estão além do controle da empresa:

• 23% da receita vai para a App Store.
  • 26% é destinado aos criadores e desenvolvedores da plataforma.
  • 28% é utilizado para infraestrutura e segurança.

Isso significa que 77% da receita já está comprometida antes de considerar outras despesas operacionais, como:

• Despesas gerais e administrativas (13%),
  • Marketing e vendas (5%),
  • Pesquisa e Desenvolvimento (43%).

Mesmo diante desses desafios, os investidores continuam confiando no potencial futuro da Roblox. As ações da empresa acumularam uma alta de aproximadamente 65% nos últimos 12 meses, refletindo a confiança contínua no crescimento e na inovação da plataforma.